quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ser e Ter.

Eu sempre me imagino frente a frente com um Gênio da Lâmpada, como aquele do Aladin, e ele me pergunta sobre os meus desejos. Como na minha imaginação tudo é possível, eu posso pedir qualquer coisa... Qualquer! Sò pedir e TEREI. Mas quem além de mim dispensaria o gênio? Até no sonho... Poxa. Não! Obrigado... Eu gosto do jogo. Gosto de conquistar. Eu quero ter só o que mereço e sentir o sabor de consegui-lo e os dissabores de perder. Saber a realidade dos "nãos". Não ter.
Nesse POST embalado por Michael Jackson e seu un-thinkable "This is It" - Como pode um artista ter tantos talentos? Ele estava no comando. OMG. O cara não poderia mesmo ser entendido por aqui... ele era do além. Enfim... Caras-pálidas. No post de hoje quero falar sobre o fato de ter ou não. Mas ter um alguém. Ter vários alguéns não é bom. Bom mesmo é ter "o" alguém. Ha-ha-ha. Tarefa difícil.
Analisando o assunto à luz da psicologia do meu querido Renan seria difícil explicar... Mas, não sou dado a psicologias. Aliás, sobre os psicologos... Guardo os comentários e salvo exceções. Bora voltar ao assunto (eu sempre me perco). Foco!!. Sendo Shakespeareano... Ter ou não ter? É essa a apoquentação!! Mas ter de verdade. O TER que o ser humanóide adora. Ter, ter e ter e depois sofrer, e ser feliz e sofrer... Então, sobre isso o Renan foi brilhante: "não estamos preparados para o NÃO. Precisamos Ter". O Michael tinha talento e isso lhe saía pelos poros. Alguns têm coisas que nem valorizam. Outros até valorizam coisas que perdem. Mas e sobre ter o outro? Sabê-lo seu. Senti-lo seu. Estabelecer a posse.
É sobre a posse egoística que estou me referindo. Aquela que te faz se incomodar com um olhar de flerte lançado sobre sua posse. Ou ainda um olhar que parte do seu bem em direção a qualquer coisa que não seja você. Porque sou humano e tenho fraquezas eu penso sobre isso tudo. Porque sou inteligente e sensível eu sempre pensarei sobre isso. E quem já teve sabe do que estou falando. Queremos ter a companhia agradável para a festa, para o show ou para o café da tarde na padoca. Ter e ser do outro. Sabe o quanto é bom? Ver TV e fazer comentários sobre tudo. Ter alguém que te convide para o cinema, o filme nem importa, ou simplesmente se preocupe contigo, não é nada demais, nada de menos, ter um outro corpo sob o edredon naquele dia em que a gente mata o trabalho só pra ficar ali. As mensagens trocadas pelo mobile, e a distância vira um detalhe geográfico... As respostas atravessadas que só mesmo quem tem entende. Ter a compreensão para os temores do dia-a-dia e conhecer as delícias do sexo com carinho. Gozar juntos e comer juntos e ler juntos e andar juntos e poder fazer tudo isso sozinho sabendo que o outro está lá, pra você...
O problema "são" os problemas que do TER advem. Mas isso fica pra depois... Me cansei. Típico aliás.
Gosto de falar sobre isso, gosto muito. Mesmo mantendo um distanciamento seguro do assunto. É isso, eu costumo rezar antes de dormir e enquanto caminho, mas entre uma e outra prece penso sobre coisas... Algumas delas eu exteriorizo por aqui. Algumas eu "despenso" e dispenso. Lembrando sempre que os devaneios do pobre narrador-autor-personagem devem sempre ser absorvidos em doses suaves e homeopáticas. Advirto também que não será necessário ter para ser e sentir-se feliz e completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores